Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Bokeh personalizado

16 de fevereiro de 2012


Bokeh é a adaptação de uma palavra Japonesa que significa blur (em português: borrão/desfoque). Na fotografia, esse termo é usado para descrever a área da foto que está fora de foco. Com esse tal "efeito" você consegue deixar vários pontos de luz do formato que você quiser. Eu vou postar uns formatos que eu fiz (é claro que não ficou muito bom, pois eu estava testando):
Ok, eu tentei rs. A muito tempo via este efeito e achava que as luzes já estivessem este formato, mas não, você que faz o formato. Aprenda a fazer:
  • Uma lente bem clara 50mm 1.8 ou 1.4 ou 1.2 – o importante é que tenha uma abertura maior que f/2.
  • Papel preto (papel carmim, cartolina, qualquer um serve).
  • Tesoura e Lápis
Este efeito não funciona em câmeras compactas (comuns), se você tiver um maior (profissional) está ótimo.

Para fazer é SUPER simples. Pegue o papel recorte ele do tamanho de sua lente, e nele faça o desenho com o lápis que quer (tem que ser bem no centro), logo apos recorte com muito cuidado o desenho. Coloque o papel em sua lente:

A minha câmera tem a lente do tamanho de 5.0-90.0mm (semi), então eu tive que dar um pouco de zoom (ajuste se for o necessário) e deu certo. 

Dicas:
Desfoque bastante. O legal é você por o foco em algum objeto e desfocar a luz. Eu usei pisca pisca azul, você pode tentar com outras coisas.

Vou postar uns bem legais aqui (é claro que ficaram melhores que os meus rs):

4 comentários