Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Descubra como ter uma boa relação com sua mãe

23 de maio de 2012


Parece missão impossível construir uma ponte entre o seu universo e o da sua mãe? 99,9% das adolescentes se sentem assim. Isso porque o simples fato de você e sua mãe serem de gerações diferentes faz com que tenham uma visão muito particular do mundo e da maneira de se relacionar com ele. Mas ainda que existam, essas diferenças não devem servir para justificar tantas brigas e mágoas. Mesmo com tantas opiniões que não batem, você e sua mãe poderiam estar vivendo de um jeito muito ais gostoso, o que facilitaria a sua vida e a dela, evitando tento estresse e lágrimas. Quer tentar?

Dê o primeiro passo:
Para que essa reaproximação aconteça, é preciso que alguém que dê o primeiro passo. E por que não você? Para começar, tente reconhecer que, por mais difícil que a sua mãe seja, ela também tem lá as razões para se estressar com você. A reconciliação só acontecerá se houver o entendimento de que, nessa história, não há certe e errado. O que existe, de fato, são só duas maneiras diferentes de pensar.

No fim das contas, embora a gente tenha, mesmo, um ideal de pais - assim como eles tem da gente - é pura perda de tempo querer mudar o jeito de ser do outro. Para tornar as coisas mais fáceis, o melhor mesmo é aceitá - los como são, não é verdade? Isso não significa aceitar tudo o que os pais impõem. Mas, que tal fazer isso sem desafiar a autoridade de sua mãe, colocando os seus argumentos?

Para defender seus pontos de vista, você precisa:
1) Conversar com a sua mãe, ouvindo com respeito o lado dela e compreendendo suas razões.
2) Pensar exatamente no que vai dizer, expondo seus motivos e usando um raciocínio logico para tentar convencê-la de que a sua opinião também é válida.

Entender as razões dela:
Um outro exercício importante - e que também vai valer para o resto da vida - é o de tentar ver o lado da outra pessoa. A reação de raiva é natural. Mas e se, depois da raiva, você tentasse descobrir, de fato, quais são as preocupações dela? Perguntando, ficaria mais fácil. E quando ela dissesse que estava preocupada com a sua segurança, com os seus estudos, ou algo do tipo, você se sentiria um pouco menos vitima, e mais preparada para a boa e velha negociação. 

Faça paz, não faça guerra:
Por fim, na tentativa de melhorar o clima em casa, procure olhar sempre para as coisas boas que a sua mãe faz por você. Se parar para refletir, verá que o que ela pede - respeito, atenção e carinho - é pouco perto do que você está exigindo dela.

Lembre-se, sua mãe é sua melhor amiga, é a unica pessoa que te conhece de verdade, então não tenta engana-la. Converse com ela, e viva em paz!

7 comentários

  1. amei ste, irá ajudas muitos de nós e voce escreve muito bem.

    http://acadaprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu e a minha mãe graças a Deus AGORA temos um ótimo relacionamento, antes a gente brigava muito por besteira kkk mas adorei as dicas :)

    http://siga-borboletas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu as vezes brigo com a minha, mas a gente sempre acaba se entendendo kk obrigada <3

      Excluir
  3. Se você for no encontro de blogueiras, entra no grupo dele do face! *-* http://www.facebook.com/groups/245425005557661/

    ResponderExcluir
  4. Oi Stephanie !
    Boas dicas. Eu e minha mãe temos uma relação muito boa e espero que continue sempre assim ! rs
    Acabei de conhecer seu blog, parabéns!Gostei bastante dos textos, e principalmente do layout, amei !


    Bjs

    http://naondadosesmaltes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo amr *-* Muito obrigado e seja bem vinda !

      Excluir