Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Para seu blog: Dicas para se ter um bom blog

12 de setembro de 2012


Ultimamente o que mais vemos por ai são blogs, eles simplesmente estão se espalhando cada vez mais pelo mundo.  Existem vários blogs que conseguiram chegar ao topo, são aqueles que muitos levam como uma inspiração para criar o seu próprio mundo. Muitos recém blogueiros tem duvidas de como se tornar um blogueiro conhecido (famoso), e receber o merecimento que deseja, mas não é assim ... algumas pessoas acham que ter um blog é algo simples, que qualquer um pode ter, realmente, qualquer um pode, mas nem todos conseguem ir a frente com ele. Existem também os famosos blogs que simplesmente exageram em algumas coisas, deixando com que o blog perca qualidade, também existem os plagiadores, aqueles que não contem criatividade, e por ai vai ... Então hoje resolvi falar um pouco sobre este assunto que interessa muitos os blogueiros e pessoas que pretendem criar um.
(Sei que não sou muito experiente neste assunto, mas pelo tempo que estou aqui percebi muitas coisas boas e ruins que estão acontecendo pelo mundo do blog.)

Um blog é movido pelo publico, obviamente um blog não seria nada sem seus leitores, mas muitas pessoas acham que um blog para ser bom é preciso ter grandes números, como por exemplo muitos seguidores, muitos curtidas em sua fan page e etc ... Números são somente números, não trazem nenhum beneficio a você. Os números com que você realmente deve se preocupar é os de visitantes, pois assim você terá uma noção do desenvolvimento de seu blog. Ter um grande numero de seguidores é ótimo, mas isto não quer dizer que todos aqueles seguidores são leitores fieis, não quer dizer que todas aquelas pessoas que curtiram sua fan page estão sempre visitando seu blog, alguns sim, mas a maioria não. Ter um grande numero de comentários é ótimo, mas o que adianta se a maioria daqueles comentários são do tipo "Adorei o blog, estou seguindo, segue de volta?".

No mundo do blog queremos leitores fieis, queremos pessoas que admirem nosso trabalho, e para isso você tem que produzir do melhor, ter conteúdo, para atrair mais pessoas que gostem do blog, assim você terá seguidores fieis, comentários criativos e pessoas que admiram do seu blog curtindo sua fan page.

Agora a pergunta que não quer se calar é: "Como ter um bom conteudo no meu blog?"
Realmente esta pergunta não é facil de se responder, mas temos alguns passos que você pode seguir para descobrir:

Selecione o que gosta: Anote tudo o que gosta de fazer, todo tipo de coisa que seria legal falar no blog, que seja do seu interesse, coisas que tem a ver com você, tente ser o mais original possivel e transforme seu blog em um lugar que você goste e que seja agradável para o publico ler.

Tenha um publico alvo: Em todo canto encontramos essa "dica", pelo simples fato dela ser muito importante para que seu blog tenha um bom conteúdo. Cada blog contem um "assunto", e um publico, tanto masculino, feminino ou misto, isto depende muito dos assunto que você ira abordar no blog.

Seja o mais claro possível: A cada post que fizer seja bem claro no que quer dizer, tenha cuidado com a ortografia e no tamanho do post, pois muitas pessoas tem preguiça de ler aquele testamento, estão tome cuidado para não escrever de mais ou de menos. Organize seus posts com imagens de boa qualidade, um texto com cores que não "agridem a visão", utilize fontes simples para o titulo e post, também é sempre bom utilizar tags, assim ajudará na divulgação do seu post pela internet.

Seja opinativo: É ótimo vermos por ai pessoas com opinião propria, que sabe o que diz, por isso sempre diga o que acha e nada de ficar imitando outros blogs, seja você mesmo em seus posts, tendo personalidade, sempre inovando.

Alem de ter um bom conteúdo é preciso que o blog tenha uma boa aparência, pois como dizem por ai "As pessoas jugam seu blog pela sua aparência" e como muitos tem uma grande duvida sobre o designer do blog fiz um post explicando direitinho sobre este assunto aqui.

Mas o que adianta você ter um ótimo designer, ter um bom conteúdo se não tem nenhum visitante? Você não chegara a lugar algum de braços cruzados então você precisa divulga-lo. Muitos blogueiros já sabem como divulgar, que é através de comentários em outros blogs, atravez de redes sociais e etc ... mas ainda existem pessoas que não usam essas ferramentas corretamente, então ai vai as dicas:

Cuidado com os comentários: Como dizem por ai, comentar em outros blogs e deixar seu link em baixo é uma otima forma de divulgação, mas para isso você precisa se interessar pelo blog e pelo post comentado, pois nada pior do que ter aqueles comentários "forçados" de "Te sigo, me segue de volta?" ou "Gostei do post, visita meu blog?". Se você nem se quer leu o titulo do post comentado é melhor nem comentar pois ninguem gosta de comentarios sem "criatividade".

Redes sociais: É otimo ter varias redes sociais de seu blog, assim ajuda a divulga-lo melhor, mas não precione muito as pessoas a te seguir no twitter, ou curtir sua fan page, acho isso meio chato. Deixe o botão de curtir ali ao lado, seu twitter também, avise seus leitores sobre eles, e se a pessoa se interessar pelo seu blog com ceteza ela irá te seguir e curtir.

Espalhe para seus amigos: Uma otima ideia é você comentar sobre seu blog para seus amigos de escola, familiares e etc, ainda mais se o assunto do blog for sobre algo que os interessa, eles iram gostar e estarão sempre lá para ver o que tem de novo.

Indicação: Uma otima forma de divulgação também é ganhar uma indicação de outro blog, mas isto é com tempo, quanto mais pessoas se interssarem pelo seu blog mais as pessoas iram divulga-lo, mas não force nada.

Depois que você começou a ganhar comentarios legais, ter mais visitantes, perceber que contem leitores fieis, e tudo em seu blog anda bem, lembra-se que tudo vai e volta então para manter este acontecimento é preciso fazer algumas coisas como:

Estar sempre presente: Sempre que receber um comentário o responda, é sempre bom ver que o blogueiro se importa com cada um dos leitores, alem de estar presente no twitter, facebook e no e-mail.

Sempre traga uma novidade: É sempre bom ver aquele blog que você gosta atualizado, então mantenha seu cantinho sempre atualizado com as coisas que gosta, com um bom conteudo, e trazendo muitas novidades para os leitores.

Atenda todos os pedidos: Sempre que receber um pedido de post legal, faça-o. Se interage com seus leitores, com as pessoas que o visitam.

Nada de se achar "famosinho": Acho horrivel blogueiros que ganham mais de 20 comentarios e se acham o rei da cocada preta, não é assim que as coisas funcionam. No mundo do blog, ninguem é melhor que ninguem, tudo depende da sua força de vontade e esforço.

Lute por seu espaço, crie, diferencie seja você, faça o que gosta e cresça por uma simples consequencia. Deixe seu blog organizado e gostoso de se navegar, pois nada pior do que entrar em um site e não saber encontrar o que deseja. Não tenha pressa de ter um blog conhecido, de um passo de cada vez e demore o tempo que precisar, pois é ele que te mostrará o caminho certo, e a cada passo, você ira aprender algo novo para poder melhora-lo cada vez mais.

Poste sobre o que gosta e seja você, não imite aquele blog famosinho, pois assim você só irá perder, como eu disse: "tenha personalidade". Intenda que nada na vida é um mar de rosas, estão aprenda a lhe dar com criticas ruins. Antes de criar um blog pense muito bem, pois é algo serio, por mais que não pareça. Você precisa ter muita vontade e estar sempre presente, postando todos os dias, mesmo sendo um post por dia, esteja lá, caminhando e crescendo cada vez mais.  Ame seu blog.

3 comentários

  1. Dicas ótimas, e bem explicativas. Aos poucos vou me desenvolvendo mais na blogosfera.
    Acho que se tem paciência, força de vontade (e como você disse) não ligar para os número.
    Você pode ter mil seguidores, e apenas 2, 3 comentários.
    Outra coisa que vemos muito também, é o famoso "segue de volta", acho super injusto isso. Você fica lá, horas pesquisando, pensando escrevendo, tudo pro post sair mais ótimo possível e recebe um comentário desses. Existem muitas outras formas de divulgar seu blog.

    Beijos

    http://diario-da-maaah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que antes de mais nada a pessoa tem que se identificar com seu blog e não postar coisas que não é de seu agrado e só tá postando pq é modinha.
    http://garotadilemablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, este é um item que esqueci de falar. Em todo canto vemos blogs com o mesmo estilo de postagem, com os mesmos assuntos, as pessoas estão deixando de serem originais para seguir modinha.

      Excluir