Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



DIY: Como faço minhas ilustrações

26 de fevereiro de 2013


Bom, quem acompanha o blog deve ter visto algumas das minhas ilustrações que postei por aqui. Bastante gente me perguntou aonde eu as fazia, e repito que faço tudo no photoshop cs5. Pois é, parece milagre mas vou contar a minha história.

A muito tempo atrás via alguns desenhos vetoriais, e drawings (ilustrações) no tumblr, em blogs ... Fiquei tão curiosa de como essas pessoas faziam desenhos incríveis no computador, que fui atras para saber como se faz. Descobri vários programas para ilustrar, mas queria algo fácil  e algo que eu pudesse fazer no photoshop mesmo, que é um dos programa que já tenho experiencia. Alem do mais, vários desses programas faziam somente aquelas ilustrações de bonequinhos de linhas, retinhos, ah sei lá. Só sei que queria algo diferente, algo mais realista. Foi ai que fui atrás de videos no youtube (ah meu querido youtube), e encontrei diversos tutoriais que me ajudaram bastante:
Esse vídeo mostra o processo de como fazer um vetorial, que são ilustrações através de fotos, que é gerada a partir de descrições geométricas, como por exemplo: Curvas, elipses, polígonos, texto ... e entre outros. Bom, vendo videos aqui e videos ali descobrir que vetorizar não é nada fácil. Nossa, oh coisinha detalhista e trabalhosa. Eu juro que tentei todos tutoriais que via, e nunca chegava em um resultado agradável. Foi ai que comecei a juntar alguns pedaços de "aulas" que vi, e dei meu jeito para desenhar. Recebi um comentário da Sthephanie Caldas pedindo que eu ensinasse a como eu faço minhas ilustrações, e porque não? Então peço desde já que não critiquem o meu modo "estranho" e "retardado" de fazer minhas ilustrações. Não sou profissional, e só dei o meu jeito para fazer meus desenhos.

Bom, creio que no inicio será bem complicado para você (assim como foi para mim), ter uma certa "cordenação" para fazer os traços, pois todos os traços são feitos a mão livre, uso somente a foto desejada como guia. Então vamos lá:

Primeiramente abra uma foto que queria ilustrar:
Em seguida crie duas novas camadas:
Com o balde de tinta, pinte a primeira camada de branco, para que ao selecionar as cores da ilustração, elas saiam um pouco mais suavizadas e obviamente facilita bastante na hora de desenhar os traços:
Diminua a opacidade da camada branca para 20% ou o numero que preferir:
Com o pincel do tamanho 3px, na segunda camada, faça os traços da foto (isso requer muita paciência  muito ctrl+alt+z, e mais paciência). Você pode tirar, acrescer, o que você quiser. Afinal, é a sua ilustração, e sua imaginação. Então abuseeee!
Apos ter feito todos os traços (e repito que talvez não tenha ficado perfeito, mas isso é questão de pratica), vamos a pinturaaa! Selecione com a ferramenta conta-gotas, a cor de cada parte da foto (por exemplo: cabelo; pele; olhos), e com o balde de tinta, pinte as partes com as cores adequadas (não se esqueça do fundo):
Acrescente detalhes:
Bom, ficou tudo muito "seco" não é? Então vamos as sombras, iluminação e etc ...
Com a ferramenta varinha mágica, selecione cada parte, e com o pincel soft round tamanho 150px (isso depende do tamanho da sua imagem, e do local sombreado), com uma cor mais escura do local selecionado faça as sombras, e com uma mais clara as luzes:
Faça isso em toda imagem e acrescente o que quiser, textos, detalhes ...
Bem melhor não? haha. Agora junte as camadas e já chagamos ao fim, agora o ultimo passo e o meu predileto é colocar alguns efeitos para dar ainda mais aquela sensação de desenhos vetoriais. Clique em "filtro" > "artistico" > "afresco":
Irá abrir uma "quadro" com vários efeitos. Teste cada um e veja qual ficou melhor em sua imagem:
Arrume mais detalhes aqui e ali e fiiiiiiim, ilustração prontinha haha, o que acharam?
Sei que não sou boa com explicações, tutoriais .... e muitos devem não ter entendido. Mas enfim, quando se pega a pratica, e depois de errar muuuuito, tudo fica mais rápido e fácil. E você, ira tentar? Se sim, me mostre sua ilustração no facebook, no twitter, ou até mesmo aqui no menu "contato" do blog! Qualquer duvida é só comentar aqui em baixo, ou falar comigo nas redes sociais!

8 comentários

  1. OMG!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você postou!!! AHHHHHHHHHHHHHHHH \\õ leee super feliz... nossa, exatamente agora que entrei no seu blog, quando vi o titulo... meu coração pulsou... o meu sonho era aprender a a fazer esses desenhos perfeitos como você *33* ~~ Deus te abençoe Sthe HAHAHAH ♥ Muito obrigada pela ajuda! Queria que algumas blogueiras fosse tão eficiente como você! <33 de todo o coração muito obrigada! Nunca fiquei tão feliz fuçando um site, como eu fuço o seu KK =DD Beijos ste, e obrigada mesmo viu?! Pode contar sempre que precisar :33

    - Página nos favoritos u-u

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh Vampire♥ adorei ficou bem realista mesmo^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei o tutoo!
    Parbaéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitoooo bacana mesmo! ^^
    Parabéns garota!

    ResponderExcluir
  5. Ai que tudo (bem gay mesmo). Finalmente aprendi.
    Meu sonho aprender isso, pelo menos essa parte a partir de uma foto eu aprendi. Agora vou ficar tentando até ficar craque e depois eu quero aprender sem imagem. (Você sabe? Se souber ensina :)

    Hey gostaria de participar da campanha de natal "Faça um(a) blogueiro(a) feliz 2013"?
    Estou participando e o seu blog foi um dos escolhidos por mim.
    Pra participar basta seguir as regras que você confere nesse video: http://goo.gl/r5DkVH.

    Beijos,
    Garoto Impulsivo.

    ResponderExcluir