Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Wordpress ou Blogspot?

15 de julho de 2013


Com a grande quantidade de blogs que estão surgindo atualmente, muitos iniciantes contem grandes duvidas de como começar, que plataforma escolher dentre tantas por ai. Mas a principal pergunta é: "Qual é a melhor a se usar?" As mais comentadas e utilizadas pelos blogueiros são; Wordpress e Blogspot. Mas afinal qual é a diferença? Para aqueles que acham "tanto faz" digo que á sim uma enorme diferença entre ambos. 

Nesse post tentarei ser o mais breve possível, de maneira que possa esclarecer seus prós e contras que encontrei ao usa-los. Venho avisar que tenho mais experiencia no Blogspot, plataforma em que criei o blog e permaneço. Já o Wordpress, contenho um blog de testes para poder mexer e ir com o tempo descobrindo suas ferramentas e utilidades. 

Ambos são gratuitos e conhecidos, existem sim diversos comentários de elogios e recomendações entre eles. Bom, ao criar o blog fui atras de mais informações até ouvir falar sobre o Wordpress e ver diversos elogios sobre, fiquei com grande receio e arrependimento por ter começado pelo Blogspot, pois como me indicavam, em comparação ao Blogspot, o Wordpress ganhava fácil em algumas categorias. Fui atras de entender quais são essas grandes diferenças e, sim as tais diferenças que o Blogspot não disponibiliza:

Wordpress:
Prós: Para muitos que utilizam ou já passaram pelo Wordpress deixa claro ser uma plataforma excelente para aqueles que pretendem levar o blog como um trabalho serio, algo fixo, que tenham certeza ser o que querem. É preciso de cabeça para utiliza-lo de primeira, paciência e testes. Testar todas suas ferramentas, como funcionam e, entender o básico para se criar postagens de boa qualidade. Essa plataforma nos auxilia e nos proporciona uma excelente monitoração de nosso site/blog; visitas exatas, espaço de armazenamento, quantia de comentários, leitores online, tudo monitorado pela pagina inicial. 

Em questão da aparência, layouts, ele possui uma grande quantidade de designers grátis, mas infelizmente grande parte dos mais elaborados são pagos, mas para sua personalização é preciso ter um pouco mais de conhecimento em cima do html e css para fazer grandes mudanças em sua aparência. Em compensação do Blogspot seu código é ainda mais fácil e legível, sem muita bagunça e desorganização. Além de seus layouts free terem uma aparência bem melhor do que as do Blogspot, por serem mais profissionais e organizadas. O Wordpress nos da uma grande segurança entre comentários e fiscalização do desenvolvimento de nosso site/blog, com a capacidade de disponibilizar um pequeno formulário nos comentários de um post e a organização de comentar somente de um modo; com o email. Diferente do Blogspot que disponibiliza diversos modos de se comentar, e é preciso estar logado no Google para poder fazer algum comentário. O Wordpress disponibiliza a organização da URL de um determinado post e a hospedagem .com na própria plataforma.

Contra: Apos todos esses benefícios, o ruim do Wordpress nada mais nada menos é, a falta de praticidade. Muitas ferramentas e informações ao mesmo tempo, é preciso se ter um maior conhecimento para poder sair mexendo de primeira nele. Esse talvez seja um de seus maiores problemas, por ser uma plataforma extremamente profissional, acaba nos trazendo diversas informações desconhecidas por muitos, mas caso deseja arriscar a migrar-se ou começar seu blog por lá, com um pouco de tempo e paciência, pedindo ajuda aqueles que já tem uma certa pratica você conseguirá se adaptar rapidamente.
Blogspot:
Prós: Ao contrario do complicado Wordpress o Blogspot é incrivelmente pratico de se mexer, na primeira tentativa você conseguirá fazer grandes coisas, acessar informações necessárias e etc. Sobre seus layouts, ou melhor, templetes, o Blogspot contem um certa diversidade de templates free, mas nada tão bom quanto um layout personalizado ou os do Wordpress. Sua personalização é realmente fácil e pratica, tanto nas cores quanto nas quantidades de posts e etc. O Blogspot é recomendado para todos aqueles que pretendem criar um blog por hobbie, para algo não tao profissional quando o Wordpress. 

Fácil acesso para suas ferramentes e postagens, um amplo espaço e boas ferramentas para escrever. Ah, e não podemos nos esquecer dos blogs em que seguimos, com suas postagens recentes na pagina inicial do próprio Blogspot e uma lista de todos os seus blogs seguidos. Também possui domínio .com  e .com.br na própria plataforma, além de disponibilizar os anúncios Google. Por ser uma plataforma do próprio Google, é uma maneira fácil de ganhar dinheiro com suas postagens através do Google AdSense. O Blogspot contem sim sua organização, como por exemplos o caso que participe de outro blog como colaborador, facilmente edita suas configurações e confere suas estatísticas. Enfim, uma linguagem rápida e fácil, entendida por muitos. Uma plataforma pratica para você que deseja somente compartilhar suas ideias.

Contra: Por mais fácil que seja, o Blogspot contem seu lado ruim, como a falta de monitoração constante de suas estatísticas. Por ser uma plataforma Google, algumas vezes ocorrem erros que muitas vezes nos atrapalham (mas não constantemente).  Em questão de seus templates, além de disponibilizarem templates de aparência menos favorável, seu código PHP é confuso e bagunçado, tal que demorei muito tempo a entender. Areá dos comentários é um tanto que desorganizada, como sito sendo possível somente comentar logado ao Google, e além deles serem difíceis de se ter monitoração total. Uma plataforma extremamente inferior para aqueles que pretendem encontrar o profissionalismo.

Enfim, tudo isso é minha opinião sobre ambos, muitos poderão descordar do meu ponto de vista, por ter mais conhecimento em cima do Blogspot do que no Wordpress. Tentei deixar claro a facilidade do Blogspot e o profissionalismo do Wordpress. Espero que com esses dados vocês possam tirar certas conclusões, se realmente esta na hora de migrar do Blogspot para o profissionalismo e investir no seu trabalho, ou permanecer no Blogspot e ver aonde essa "brincadeira" irá te levar. Lembrando que não é necessário migrar-se para encontrar o profissionalismo, grandes blogs continuam hospedados no blogspot sem nenhum problema.

E vocês, o que acham de ambas plataformas?

6 comentários

  1. Nunca usei o wordpress, mas prefiro continuar com o blog, já que comecei com ele e conheço melho ;D
    fashion em cores -.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ste! Fazia muito tempo que não comentava por aqui hehehe, mas estou de volta -desculpe KKK xD Meu computador as vezes me dá um certo desanimo :c enfim, enfim... Achei muito legal o seu ponto de vista em relação aos dois! Quando eu pensava em criar um blog (bem antigamente), eu sempre encontrava a plataforma do Wordpress e nunca houvia falar em Blogspot, daí, eu via que era meio estranho criar através do wordpress e acabei desistindo. Após um tempo, eu entrei num site de bobeira e vi que o assunto principal dele era o Blogspot, e acabei achando uma maneira muito mais fácil de se criar um blog, através do blogspot (pois era apenas necessário ter um conta e só, eu já estaria lá no dashboard, painel do blogger). Acredito que o blogspot é melhor, pois as funções e códigos são mais utilizados HEHEHEH :DD Gostei do post! Beijos ♥

    http://tentando-esquecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D saudades dos seus comentários kkk pois é, o blogspot é mil vezes mais pratico ♥

      Excluir
  3. Eu gosto do blogger, mas sei que tem seus contras. Por enquanto vou continuar com ele, já me acostumei. Muito legal essas dicas para ajudar quem não está acostumado n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho o wordpress muito complicado, por isso continuo no blogger.

    Beijos,
    http://posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu sei mexer em Wordpress, mas odeioooo haha prefiro blogger mesmo :)

    http://cafezinhoviciante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir