Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Para seu blog: Dicas de como começar um blog

22 de agosto de 2013


Atualmente o numero de blogs esta aumentando cada vez mais. Mais pessoas estão se interessando pelos benefícios que um blog pode trazer, ao conhecer outros blogs, muitos desejam também criar o seu espaço de compartilhamento, mas infelizmente não sabem como dar o primeiro passo. O passo certeiro.

Admito que no dia em que criei meu blog, não fazia ideia de como postar, como funcionava o design e etc. Não acompanhava muitos blogs e com o tempo, sozinha, fui aprendendo aos poucos, tomando conhecimento de grandes coisas e hoje sei me virar muito bem por aqui. 

Para auxiliar aqueles que morrem de vontade de ter um blog mas não fazem a minima ideia de como começar um, darei algumas dicas baseadas no que aprendi por aqui durante esse um ano e meio de blog. Talvez algumas das dicas possam ser bem clichês, mas infelizmente são aquelas indispensáveis, as mais importantes ao se criar um blog de qualidade.

1º - Conteúdo: Se você quer criar um blog, deve estudar o que irá postar nele. Ir atras de seu conteúdo. Fale de algo que goste, ou um pouco de tudo o que goste. Se você gosta de unhas, crie um blog sobre nail arts, cuidados com suas unhas e etc. Se gosta de fotografia, foque nisso, e assim por diante. Caso saiba falar sobre mais de um assunto, fale. Você é livre para postar o que quiser em seu blog, mas pense naqueles que irão ler, qual será seu publico alvo, se seu blog terá um bom conteúdo, se será atrativo e etc. 

 2º - Plataforma, Blogspot ou Wordpress?: Escolher sua plataforma é primordial. É o lugar aonde irá hospedar seu blog, seus posts, aonde irá escrever diariamente e etc. As plataformas mais conhecidas são: Blogspot e Wordpress. Entre elas, as mais recomendada é a Blogspot, por ser mais simples e fácil de mexer, entender. Caso queira saber mais a respeito, leia esse post aonde falo os prós e contras de ambas. 

 3º - O nome: O nome do seu blog é o mais importante. Quanto mais original possível melhor. Crie sua identidade, se possível, transmita o entendimento, conteúdo de seu blog através dele. Caso seja um blog mais pessoal, tente brincar com seu nome. Se tiver um nome diferente, use-o. Caso contrário, faça uma lista de tudo aquilo que realmente goste e tende misturar, criar algo através de sua lista. Vá atras de algo que te descreva e que seja "decorável". É muito importante prestar atenção nesse ponto; escolha um nome simples, de preferencia curto (no máximo três palavras), fácil de decorar e entender, evite o inglês, abrindo exceção aquelas palavras mais fáceis.

 4º - O layout/design: Admita, a primeira coisa que olha ao entrar em um blog é o design, obvio, e muitos de nós o julgamos pela sua aparência. Quanto mais organizado for o  layout melhor, assim você irá dar uma impressão de profissionalismo em seu conteúdo. Invista nisso, aprenda a criar o seu e te garanto que com o tempo irá melhorar cada vez mais. Caso queira algo imediato, mais profissional e não saiba mexer em html, php ou no photoshop, invista em um layout por encomenda. Existem diversos blogs/sites que cobram uma certa quantia para criar um excelente layout. Nesse post dei algumas dicas de como criar um bom layout caso queira fazer por conta própria. Vá em busca de algo que descreva seu blog, para que ao visita-lo, as pessoas consigam ter uma ideia de seu conteúdo e qualidade.

 5º - Organização nos posts: Após saber qual sera seu conteúdo, publico alvo, já tiver um bom nome original, esclarecedor e um belo layout, você já pode partir para os posts. Não adianta ter tudo em ordem e ter posts ruins, as pessoas não entram em seu blog para apreciar o nome ou o layout e sim para ler seu conteúdo. Os tópicos citados acima são somente um grandíssimo complemento para qualificação de seu blog. Vá em busca de boas imagens ilustrativas para seus posts, de preferencia com uma boa qualidade, textos sem erros ortográficos, e uma boa organização. O tamanho da imagem ilustrativa de seu post não deixa de ser importante, tente deixar o textos, as imagens proporcionais e organizadas. Vá em busca de um bom titulo, impactante para chamar atenção das pessoas. Seguindo todos esses passos, você terá um post de uma ótima qualidade, e mais pessoas sentirão vontade de lê-lo. 

Esses são os primeiros passos para começar um blog. Seguindo-os lhe garanto que tudo irá caminhar como se deve. Com o tempo apos ter certeza que deseja seguir com seu blog, você irá criar novas necessidades para melhoria dele, como um domino personalizado, parcerias, anúncios, mídia kit e etc. Isso talvez eu deixe para um outro post, mas lembre-se que ter um blog não é tão fácil como muitos imaginam. Se realmente quer seu sucesso é preciso de dedicação, estar escrevendo todos os dias, atendendo pedidos, divulgando, e paciência, muita paciência.

12 comentários

  1. As dicas são ótimas para blogueiros iniciantes!
    Concordo com você, layout e nome são uma das coisas principais para o blog!
    Beijos, Juciele.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei Ste! Ajudou muito!!! Beijos (:

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, achei todas muito uteis.
    Conteúdo e layout pra mim são os mais importantes. Um conteúdo original e único. Um layout organizado, "limpo" e clean. Essa união pra mim é certeira!

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu fiquei um tempo afastada da blogosfera, mas voltei e restaurei uma blog que avia criado em 2010. Eu sempre gostei de dicas assim, obrigada pela ajuda pois me sinto uma iniciante novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda (novamente) á blogsfera ♥ fico feliz por ajudar!

      Excluir
  5. Obrigada pela ajuda, o meu problema é sempre no layout, até porque eu não sei mexer em nada disso.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Adorei *-*
    Espero colocar o meu no ar logo. Já tive vários mas eu sempre acabo desistindo mas, dessa vez tô me organizando melhor e espero que dê certo *-*

    ResponderExcluir
  7. Que nindo, HAHA Amei as dicas e concordo com todas elas. Fiz um post sobre .
    isso a um tempo. :)


    Seguindo liinda... Da uma passadinha, e se gostar segue ?
    http://devaneiosde-umasonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. AMEI esse post! Ainda mais porque estou, de certa forma, começando... sempre gosto de ler essas dicas!
    http://trendingvogue.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Estou começando com o meu blog, e espero estar indo bem, rs.

    Beijos,
    dreamy-boundless.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é muito lindo e amei o post (realmente)
    Espero que tenha muito mais sucesso ♥

    XOXO
    http://milcoisasparalelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir