Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Irmão irritante. Dicas de como dar um fim nas brigas

4 de setembro de 2013


Ter irmãos significa: dividir. Tanto o tempo no computador, como a atenção de seus pais. É conviver com o amor e o ódio ao mesmo instante. São incontáveis as coisas que te incomodam a respeito de seu irmão, mas mesmo tento essa imensa lista em mãos, creio que bem lá no fundo você sabe que não conseguiria viver sem essa companhia por toda vida. Vamos combinar, está para nascer os irmãos que nunca brigaram, nem mesmo pelo motivo mais bobo existente. Existem sim os piores conflitos, e as "injustiças" mais comuns. Como resolver esse problema? Como reverter essa historia? Como dar um fim nas brigas?

Selecionei alguns casos mais comuns entre irmãos e dicas para dar um fim nas intrigas:

Odeio dividir o quarto com meu irmão: Se não existe a opção de dormitem em cômodos separados, a saída é a negociação. O mesmo acontece com tudo o que dois (ou mais) irmãos precisam dividir. 

Tudo começa pela conversa com seu irmão, em que você tenta explicar o que a incomoda e dá sugestões de como aquela situação poderia ser modificada, com o objetivo de estabelecer uma convivência mais tranquila. Mas, nessa conversa, tem que haver espaço para que ele também coloque as prioridades dele. Todo cuidado é pouco para a coisa não desandar e acabar em briga feia. 

Meu irmão é o queridinho, e leva vantagem em tudo: Será que, tirando a carga de ciumes, isso faz sentido? "Os filhos não são iguais, e isso obriga os pais a se relacionarem de um modo diferente com eles. Isso não significa que eles gostem mais de um do que de outro." Diz psicologa.

Caso chegue á conclusão de que realmente seu irmão é o mais "paparicado" e leva vantagens, o único caminho para acabar com isso é recorrer a uma conversa com seus pais. Fale com eles sobre como se sente. Dê exemplos práticos, pode ate ser que, sem perceber eles estejam mesmo exigindo mais de você. Essa conversa servirá para fazê-los refletir. Afinal, pai e mãe não foram formados numa faculdade especial para educar seus filhos, estão sempre aprendendo.

Meu irmão não respeita as minhas coisas: Seu irmão pega suas coisas sem pedir? E você? Tem respeitado a privacidade dele? Coloque limites para evitar abusos que tenham a ver com a sua intimidade. Você tem direito - garantido por lei inclusive - á sua privacidade. Da mesmo forma, não há justificativa que amenize a culpa de seu irmão se eles estão desrespeitando o que é seu. Se não quer que eles se metam, exija esse comportamento deles e, se for preciso, recorra aos seus pais. 

Afora, se você também quer tirar vantagem de um uso compartilhado de alguns objetos - roupas, sapatos, acessórios e etc - com sua irmã, estabeleçam antes um acordo comum. Algumas regras que podem funcionar: Só pode usar se pedir com antecedência, tem que devolver como pegou, não vale emprestar para as amigas, etc.

Lembre-se, tudo se resolve com base á uma boa conversa. Evite gritar, xingar ou até mesmo ameaçar bater em seu irmão. Por mais que ele lhe faça raiva, provoque e não saiba escutar, entenda que tudo é uma fase, que será passageiro e sei que lá na frente, vocês irão rir das brigas mais "marcantes".

2 comentários

  1. Nossa, ter irmão é um saco mesmo, ainda mais, mais novo. Mas é aquilo que disse provavelmente sofreria em viver sem ele. Graças a God, a única coisa que dividimos é o computador.
    Quando mais novos, brigávamos muitos, mas esta fase já passou. Nos xingamos de vez em quando, mas a maior parte é só amor e zoação.
    Com o tempo se aprender a lidar com eles.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo: "Com o tempo se aprende a lidar com eles."

      Excluir