Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Depressão: O que é, como lidar e superar?

3 de novembro de 2014


Hoje, infelizmente, resolvi discutir um tema delicado. Você já ficou sabendo que muitos artistas e atores famosos cometeram suicídio? Provavelmente sim. No entanto, pesquisou os verdadeiros motivos por trás das mortes? Um deles é, sem dúvida alguma, o fato de estarem demasiadamente depressivos. Hoje em dia, por mais que seja difícil acreditar, a maior parte das vítimas afetadas pelo transtorno psicológico é composta por jovens e adolescentes como eu e você. Antes de apresentar dicas úteis, que podem te ajudar a superar uma fase complicada como esta, aproveitarei a oportunidade para nos conhecermos ainda mais. Poucas pessoas sabem, mas tenho um histórico familiar triste quando comparado aos demais, já que fui abandonado pelo meu próprio pai quando pequeno, lidei com problemas psicológicos vindos de pessoas que deveriam me ajudar naquele momento, tive que descobrir a minha sexualidade aos poucos (E ser julgado pela própria família até hoje), enfrentar o Bullying e seus danos colaterais: Apelidos, xingamentos e momentos humilhantes diariamente. Inclusive, embora seja difícil admitir, repeti uma série devido aos incontáveis insultos. A minha auto-estima, que nunca havia sido alta, abaixou completamente e me fez perder interesses comuns como sair de casa, brincar e ir à escola. Consegui me reerguer recentemente, mas continuo sendo tímido, anti-social e tenho medo de ficar em lugares muito cheios (Nos quais, principalmente, podem me criticar e apontar inúmeros defeitos). Ainda assim, pude contar com o apoio de amigos incríveis que sempre estiveram do meu lado e me fizeram sorrir por qualquer motivo. Eu poderia mentir descaradamente ao dizer que o seu pesadelo acabará repentinamente, e tal. Prefiro ser sincero: Hoje em dia, por mais que aquela fase triste tenha ficado no passado, ainda me considero uma pessoa profundamente infeliz. Ás vezes, tenho vontade de me isolar completamente e fugir dos problemas da pior maneira possível, mas tenho lampejos e percebo que, se fizesse algo do tipo, usaria a minha dor para ferir. Inverteria o jogo, sendo descartado, e multiplicaria o sofrimento de quem sempre demonstrou carinho e afeto por mim. Seria cruel. 
Sintomas: Se você tem duvidas e acredita na possibilidade de estar depressivo, apresenta sintomas visíveis como: Desânimo, incapacidade de sentir prazer e felicidade em determinadas atividades, desinteresse, medo, desespero, vazio, desamparo, pessimismo, culpa, baixa autoestima, inutilidade e fracasso. Geralmente, a pessoa deseja morrer e pensa em cometer suicídio. O indivíduo observa distorcidamente e encontra muita dificuldade ao tentar se concentrar, raciocinar ou lembrar de algo. O desempenho sexual diminui e ele pode apresentar perda ou aumento de apetite e peso. Muitas vezes, tem insônia, acorda precocemente durante o período matinal ou sente mais sono (Dorme muito, mas o desejo de voltar para a cama permanece). É óbvio que existe outra infinidade de sintomas que podem ser facilmente pesquisados na Internet, mas eu resolvi falar sobre os principais porque me identifiquei com todos eles. Antes de tudo, você precisa dar o primeiro passo ao reconhecer que está realmente depressivo e buscar ajuda médica e afetiva. Se você perdeu um parente ou amigo próximo, procure auxílio. Tenho certeza que encontrará outra maneira de lidar com a tristeza e perceberá que existe um lado bom na vida. 

Sorria, você está sendo filmado: Tenho amigos que me dizem para, acima de qualquer coisa, permanecer feliz. Continuar vivendo, passeando, convivendo com as pessoas, conversando publicamente. Em outras palavras, eles tentam constantemente dizer que tudo ficará bem. Abrem os meus olhos para o mundo, ficam comigo (Ainda que, na maioria das vezes, eu seja ignorante e impaciente), arrumam alguma maneira de me motivar, alimentam expectativas, me incluem na felicidade. Eu queria que todas as pessoas pudessem contar com alguém, mas é extremamente difícil criar vínculos afetivos depois de um determinado tempo. Afinal, como foi citado, nos isolamos quando estamos depressivos e queremos sumir literalmente do universo. Quando encaramos a realidade e percebemos que a única maneira de escapar de um abismo que nunca existiu fisicamente é enfrentando e escalando ele, dizimamos a desistência e damos um passo atrás do outro até chegarmos ao topo. Até desmaterializarmos o sofrimento causado pela própria vida. É claro que, assim como eu, nem todos choram durante vinte e quatro choras, se afogam nas lágrimas e demonstram, mas nós deveríamos fazer o bem para alguém que está do nosso lado (Seja ele depressivo ou extremamente feliz). Mostre que qualquer pessoa, independente das circunstâncias, é muito importante. Elogie, abrace, beije ela. Ás vezes, esquecemos que somos humanos e dependemos uns dos outros.

Identifique o motivo, viva intensamente e nunca olhe para trás: Existe algum motivo específico por trás de tudo isso? Tente identificar ele, resolver o problema e seguir em frente. Caso sejam muitos e você esteja cansado de procurar, avalie o seu estado emocional, físico e mental. Talvez, felizmente, você esteja apenas triste. Converse com alguém, pare de guardar mágoa e rancor, ocupe o tempo livre fazendo algo que realmente gosta. Pinte, borde, assista filmes, leia livros, acorde cedo e vá caminhar com alguns amigos, acampe durante o fim de semana, jogue vídeo-game até tarde, fotografe. Fique longe das redes sociais por um tempo, aprenda a cozinhar, pinte o cabelo, compre roupas novas, use um vestido lindo e economize o dinheiro da mesada para viajar. Delineie o seu futuro num mapa invisível e continue sonhando, acreditando que a tempestade sempre acaba, dando início á um dia maravilhoso. Confie em si mesmo,  valorize-se, aproveite cada minuto ao lado das pessoas que ama, tenha uma boa história para contar mais tarde. Posso dizer convictamente que caminhar para o lado inconsequente e imaturo trará danos irreversíveis. Drogas, álcool e vícios podem destruir a sua chance de levantar, abrir um sorriso largo e reescrever o presente. Eu citei o suicídio inúmeras vezes para alertar amigos, familiares e conhecidos próximos de pessoas depressivas. Procure ajuda médica imediatamente. Muitos pensam que é bobagem e, em alguns casos, agravam o problema.

Para encerrar, selecionei um vídeo que sempre me faz chorar. Ele é lindo e fala sobre o tema através de metáforas. Espero que vocês assistam: 

6 comentários

  1. oi ste, é uma das piores 'doenças' q existe, nao estou falando doença para ofender, mas algo q traz tanto prejuiso na vida social e na propria vida so pode ser chamada de doença e sim todos podem superar com muiiiiita fe
    ste me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  2. É um assunto bem delicado lhe dar com depressão, quando eu passei por um problema sério de saúde onde tive que fazer uma cirurgia passei por isso, medo, ansiedade, nervosismo, desânimo, falta de interessa tudo devido aquela doença, eu pensava que não iria conseguir até que eu me apeguei a Deus, comecei a buscar mais a Deus e foi nEle que encontrei a força que eu precisava para superar esse problema que muitos encaram como besteira mas que deve ser levado a sério, a depressão pra mim ela se torna pior do que uma outra doença, pois qualquer outra doença você pode ir lá tomar um remédio que os sintomas melhoram, já a depressão é complicado.

    http://modern-rapunzel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Por eu estar de TPM, estou um sorvete derretido e por isso gostaria de comentar que chorei lendo o seu post. Primeiro, porque tenho depressão. Quando eu repeti de série 2x, entrei em profunda depressão. É uma sensação péssima, meu corpo estava presente, mas minha alma estava bem longe. Comecei a comer bastante e não queria sair da cama, simplesmente não tinha vontade. Achava que se eu levantasse da cama, provavelmente teria um dia ruim. Chegava a inventar desculpas pra faltar aula, só pra não ter que levantar. Nesse post aqui eu explico um pouco sobre o que eu passei e o que me levou a depressão >http://bit.ly/XyZe03<. Gostei muito do post, Moises! Me identifiquei. E esse vídeo <3 já tinha visto e foi bom revê-lo.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Moises, tudo bem?
    Gostei do post e da escolha do assunto. Estar em depressão tornou-se algo "extremamente banal". Basta entrar em alguma rede social pra ver alguém reclamar de como a vida é ruim e que esta entrando em depressão.
    Eu convivo com tal doença diariamente, tenho um familiar que sofre de depressão. e acredite, não é nada fácil ver como alguém acaba perdendo boa parte da vida por se isolar do mundo.
    Fato é que só quem tem ou convive com a depressão acaba tendo sensibilidade para entender o poder de destruição da doença. Mas apesar de tudo isso, desejo que todos que a possuam, possam ter forças o suficiente para lutar contra e ver que sim, existem coisas muuito boas nessa vida que merecem ser vividas!

    Beeeijos :*

    ♥ http://thisismyvibe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Moises, parabéns pelo post tão sincero, tão emocionante e informativo. Depressão é realmente muito séria e precisa ser discutida e tratada! Tudo de bom pra ti e que tenha sempre força. :))

    Beijos, Fernanda.
    www.mudeimodei.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que post lindo! Com certeza é um assunto muito delicado a se tratar e sempre observar quem está a nossa volta e tentar ajudar!
    Continue lutando e se mantendo forte! A vida é linda, embora não percebamos sempre, tudo tem o seu porque e Deus não dá uma luta maior do que podemos superar! Toda luta um dia vira vitória!
    Beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir