Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Dicas para blogueiros: Como divulgar seu blog/trabalho

22 de abril de 2015


Atualmente qualquer pessoa pode ter um blog ou iniciar um projeto na internet, tanto um site, quanto uma loja virtual, paginas de entretenimento, videos no youtube e etc. Há espaço para todos em uma infinidade de áreas, mas para que você possa obter sucesso não é preciso somente da vontade e iniciativa, é preciso principalmente da dedicação e estar todos os dias ali, alimentando esse seu trabalho. Alem do bom conteúdo e imagem, algo super importante para manter seu blog em pé e para que dê certo é a divulgação que precisa estar sendo feita todos os dias e varias vezes durante ele. Apos receber vários e-mails e pessoas pedindo ajuda para divulgação de seus blogs, resolvi trazer mais um post do "Dicas para blogueiros" de como divulgar seu blog/trabalho. Já fiz um post no site da Capricho falando um pouco sobre a divulgação ser a alma do negócio, então da uma olhada lá!

Redes sociais: 99,9% das pessoas estão presentes nas redes sociais, lá é onde tudo acontece, então a primeira coisa a se fazer apos criar seu blog, é leva-lo para todas essas redes, principalmente Facebook, Instagram e Twitter. Lembre-se de atualiza-las todos os dias, e se for possível, atualize varias vezes ao dia com conteúdos diversificados. Interaja com o publico, respondendo comentários ou até mesmo retribuindo curtidas e seguindo de volta. Preste muita atenção no texto, escreva como se estivesse conversando com seu melhor amigo e peça sempre opiniões, por mais que não receba respostas, mostre estar interessado na opinião de seus leitores.
Divulgue fora das redes: Algo que sempre digo e gosto de reforçar: Números são pessoas. Então não ache que essa divulgação deve começar na internet e ficar na internet, leve seu blog para o publico real. Divulgue em sua escola, faculdade, trabalho e se você for uma pessoa bem comunicativa e faz amizade rapidamente no ponto de ônibus, divulgue por lá também. Não se esqueça dos familiares e primos distantes, pois assim as pessoas irão repassar e comentar com seus conhecidos, outros familiares e isso irá se tornar uma divulgação boca a boca. Só que para que isso seja possível e mais fácil, recomendo que você providencie um cartão de visitas, pois irá facilitar na hora de passar suas redes sociais, o link do blog e outras informações importantes, pois na correria ninguém irá guardar de cabeça aquele link ou seu user. 
Atualmente fiz meus cartões e admito estar dando super certo, para qualquer pessoa que comento sobre meus trabalhos, já vou passando meu cartão. Deixo alguns nas mãos de amigos para que eles possam também repassar. Fiz meus cartões com o pessoal da ZocPrint e não tenho palavras para descrever o quão fofos foram comigo. Lá eles personalizam tudo, desde cartões e panfletos, quanto canecas, agendas, chaveiros, capinhas para celular e etc. O site é super organizado, fácil de comprar alem de ter um preço bem bacana, então não há desculpas para deixar seu cartão em ultimo lugar!

Interatividade: Alem de interagir com seus leitores nas redes sociais, crie vínculos de amizade com outros blogueiros, isso é muito importante para alem de compartilharem experiencias, você ter automaticamente uma troca de divulgação. Uma mão lava a outra.

SEO: Poucos sabem da importância ou até mesmo significado de SEO, então vou resumir e ensinar mais ou menos como é que funciona. Seu significado é Search Engine Optimization, ou seja, ele faz com que seu blog seja um dos principais resultados ao pesquisar uma palavra chave no Google, isso faz com que seu conteúdo tenha mais cliques. Para que isso aconteça lembre-se de usar títulos relevantes, simples e diretos. Marcadores em todos os posts com palavras chave, salve suas imagens na maquina e ao invés de nomeá-las com "dfdsfd.jpg", coloque "divulgar-seu-blog.jpg", isso fará com que sua imagem apareça no Google Imagens ao pesquisar "Como divulgar seu blog" ou algo parecido. Bom, essas são algumas dicas para que o SEO funcione no seu blog, posso em breve trazer um post explicando detalhadamente isso e ensinando outras técnicas. 

Então é isso pessoal, espero ter ajudado vocês, para quem quer melhorar a divulgação do seu trabalho ou até mesmo para quem esta começando. Bjs!

13 comentários

  1. Nossa Stephanie muito bom o post!
    Várias dicas legais, adoreei!
    Beeijos;*
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
  2. Nomear a imagem como "gsoigfue" define minha vida, mas já li em um outro blog que o ideal mesmo é dar um nome acessível e "pesquisável" a ela. Amei suas dicas, penso em fazer cartões de visita também, mas essa ideia vai ter que esperar um pouco :/ Beijos :*

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei as dicas, estou começando o meu blog e estou aprendendo muito todos os dias! É um pouco complicado no começo, mas eu estou amando! Espero que ele continue crescendo mais e mais!!

    http://toxicmay.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente dicas de ouro, é o meu maior problema por causa do tempo mas tento ao máximo divulgar. Ainda acho complicada essa coisa de SEO mas faço essas pequenas coisas que dizem subir seu blog com o titio Google :)
    Ótimo post, beijo :*

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Dessa do SEO eu não sabia, mas já tinha visto uma ferramenta do blogger que deixa vc dar "marcações" nas fotos, assim ajuda na divulgação. As dicas foram ótimas, beijinhos Ste <3
    Bomba de Morango

    ResponderExcluir
  6. Adoro posts assim! É sempre bom saber mais sobre esse tipo de divulgação *-* Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, achei que você reforçou algumas questões importantes na hora da divulgação, queria muito ver mais conteúdo sobre SEO porque só agora percebi o quanto a ferramenta ajuda nos acessos. Parabéns, o blog continua lindo!
    www.baudamalu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como estou "recomeçando" com o meu blog, essas dicas vem super em boa hora, meu unico problema mesmo é contar para as pessoas do meu convívio o que eu faço na internet. Mas enfim, amei o post. E ó, faça algo mais detalhado sobre o SEO mesmo hein!

    http://paulaaraujoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas! e isso do SEO eu não fazia ideia! Foi bom aprender
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog ficarei super feliz!
    http://portrasdosmeussonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse post caiu do céu migs <3

    http://mcmxcviblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, Steph. Essa coisa de divulgar o blog pros conhecidos é ótimo porque você obtém leitores fiéis e que estão próximos a você.
    Concordo com tudo que você disse e eu tô louca pra fazer os meus cartões de visita. Os seus ficaram lindos!
    Um super beijo <3

    www.viajantedosonhos.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas!!
    Eu sempre esqueço de salvar as fotos assim :(
    Vou começar a salvar!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  13. Oi Stephani, seu blog é maravilhoso, e já acompanho-o a algum tempo, meus parabéns, você é incrível♥
    Sobre o post, eu adorei as suas dicas, super legais e ajudam bastante na divulgação do blog :)
    Beijão♥

    • Blog: http://www.ricknegreiros.com.br/
    • Canal: https://www.youtube.com/channel/UCeptOGH6i0hrqT9VdP4Yn1g

    ResponderExcluir