Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Perdendo a timidez

4 de julho de 2013


Grande parte das pessoas (principalmente adolescentes) sofrem nas mãos da timidez. Possa talvez não parecer, mas sou uma de suas vitimas e já deixei de fazer diversas coisas por sua culpa. 

Mas afinal, o que é a timidez? Existem diversas explicações e conceitos para ela, mas acredito que talvez seja o medo, pelo menos comigo funciona assim. Tenho “medo” de falar em publico, de chegar em alguém e começar a puxar assunto, de dar bom dia ou passar pelo corredor da escola de cabeça levantada para encarar todos aqueles olhares que acidentalmente são direcionados a mim. 
É a insegurança, o medo do que irão achar ao meu respeito. O medo de errar na hora, de ser o motivo das risadas, de fazer feito na frente de muitos. Assim estarei me impedindo de errar, estarei me impedindo de ser um ser humano normal.

Enfim, mas afinal como faço para poder um dia finalmente perder essa insegurança, medo. Timidez? Conheço grandes pessoas que são realmente tímidas mas conseguem com grande facilidade aparecer em publico e ser o único a falar, assim recebendo grandes aplausos no final de sua apresentação, aula e afins. Tal contem essa segurança pois foi exercitada através de atividades que muitos de nós podemos fazer. Como por exemplo:

Teatro: Um dos principais meios para combater essa insegurança é o teatro. Você exercita sua segurança, a dicção, a expressão, como dito, passa a conter uma segurança maior naquilo que faz e fala. Além de aprender diversas coisas de como se comportar na frente de um publico e até mesmo como disfarçar o erro.

Espelho: É sempre bom nos conhecermos melhor, então fique em frente seu espelho e converse consigo mesmo. Parece ideia de louco, eu sei, mas análise como conversa e descubra aonde se esconde sua segurança.

Frequente lugares: É sempre bom fazer novas amizades, caso seja possível saia um pouco com os amigos, e conheça outras pessoas que estejam ligadas a esses seus amigos. Com muita facilidade você faz amizades em festas, eventos, lugares com bastante gente.

Faça cursos: É sempre bom se interagir, então freqüente aulas de seu interesse, e conheça pessoas que tenham o mesmo interesse que você. Com o tempo terá segurança o suficiente para se aproximar e começar a interagir melhor com elas.

Com tempo você terá segurança em si e no que fala. Basta exercitar e ir atras de ajuda para combater essa timidez!

7 comentários

  1. Eu também sinto medo de tudo. A única coisa que não tenho medo, é de apresentar trabalhos escolares. Não sei porque mas, eu não tenho medo. Alguma dica para eu aproveitar isso?
    Enfim, e se uma pessoa já fez teatro, já conversou com o espelho várias vezes, frequenta vários lugares e tem sua agenda lotada de tanto curso ainda não conseguiu perder sua timidez?
    É. E isso ainda me atrapalha, principalmente no curso de inglês, perco pontos por não conseguir falar na sala, nem quando o professor pede!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez essa facilidade em apresentar trabalhos escolares seja porque você já está segura no que irá falar, já sabe o que dizer, tem tudo decorado e esta segura naquilo que sabe. Você precisa exercitar essa sua segurança em outras coisas de sua vida, como poder começar a conversar com alguém ou até mesmo falar na sua aula de inglês. Todos erram, então entenda que não é necessário ter todo esse medo de falar. Tente ter mais segurança em si, acredite que é capaz de fazer. Acredite naquilo que sabe ♥

      Excluir
  2. Adorei as dicas, eu era muito tímido , mais agora eu sou mais solto, já falo em público mais aliviado e tô feliz (:
    http://www.depoisdesonhar.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da ideia do espelho, já fui mais timida algum tempo atrás, só que eu acho que ainda poderia me soltar mais, se não fosse a timidez...
    Dá uma passadinha lá no meu blog: http://cartaspararomeu-ml.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, este post veio super na hora. Estou tentando ao máximo me interagir mais com as pessoas, apesar de toda minha dificuldade.
    Mas acho que o primeiro passo pra tudo é querer.

    Beijos,
    http://posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza teatro é útil, faço teatro a 4 anos e quando entrei era muito tímida. Hoje consigo falar em público com a maior naturalidade, claro que sempre tem um pouco do nervosismo ueheuehueh

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, são ótimas dicas, eu era muito tímida e fiz teatro por quatro anos e foi isso que me ajudou a saber conversar melhor com as pessoas e ficar mais segura na hora de falar, mas já vai fazer dois anos que não faço mais e o meu problema agora é com garotos,sabe, aquele paquera, eu não sei o que me dá eu fico sem jeito só de olhar no olho dele, é uma situação horrível, tem alguma ideia do que possa me ajudar? Beijos.

    ResponderExcluir