Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Le Cirque: O Espetáculo das Ninfas - As quatro estações. Part 1

27 de agosto de 2013


Aquele circo não tinha nada de extraordinário. Talvez fosse normal até demais. Estava bem conservado, mas as marcas do tempo eram visíveis. Seu nome também não era algo muito inovador: Le Cirque, apenas isso. O Circo.

Mas a saudade falou mais alto. A lembrança dos circos que eu visitei quando criança e como tudo era bonito e impressionante, me fizeram ignorar o quanto aquele circo parecia ser um daqueles que tem espetáculos mal produzidos, com pipoca porcamente feita, e pagar a entrada para assistir o que eles tinham a oferecer. Havia uma leve esperança de que aquele circo fosse realmente velho, e que a tradição valesse o espetáculo.

O bilheteiro era um senhor doce que vestia roupas de época, algo bem antigo mesmo, que lhe caía perfeitamente. Avisou-me que o espetáculo principal demoraria a começar, e que eu poderia andar pelas outras tendas. Mas, além da tenda principal e a do bilheteiro, havia apenas a da lanchonete, cartomante, e uma escarlate não identificada, em péssimo estado de conservação, onde uma velhinha, também trajando roupas de clássicas, estava parada há um certo tempo. Ela sorriu ao me ver.

- Então jovens ainda frequentam velhos circos?

- Não sei os outros mas eu sim. São a melhor parte da minha infância. Pra mim são lugares mágicos.

Ela riu da minha resposta. Mas não foi um riso de deboche, e sim como se ela estivesse feliz em ouvir isso.

- Então talvez você queira ver. A principal atração desse circo, por anos, foi a mágica. Até que as pessoas simplesmente pararam de acreditar nisso. Mas, se você acredita de verdade, você precisa ver. Dentro desta tenda tem quatro garrafas. Você poderá ver todas. Gire a rolha que as tampa sete vezes, e então puxe.

- Mas o que exatamente tem dentro delas?

- Hoje é dia das ninfas. Elas te mostrarão o que quiser. Apenas aproveite e agradeça-as quando acabar.

Então eu entrei. A tenda era pequena e escura, iluminada apenas por uma vela no centro de uma mesa, no meio do espaço. Ao redor da vela, haviam quatro garrafas. Uma continha flores, a outra areia, a terceira folhas secas e a quarta, algo meio parecido com sorvete branco e neve.

Escolhi a primeira.Após sete giros puxei a tampa e a garrafa se abriu, como a senhora havia falado. A vela se apagou, mas a escuridão não me engoliu por mais que alguns segundos. A luz voltou aos poucos, vinda de algum lugar que nunca consegui descobrir. As flores, surgidas do nada, também eram um mistério. A pequena tenda transformou-se num grande círculo, cheio de flores das mais variadas espécies e perfumes, juntamente com várias árvores frutíferas. As paredes e o teto estavam cobertas por cipós e trepadeiras, como heras e maracujás-roxos. Era uma beleza que eu pensava ter sido extinta da natureza pelo homem. Estava tão maravilhada que pulei de susto quando senti puxões e minha blusa. Era uma criança pequena, tão bela quanto a paisagem, que usava uma coroa de flores.

- Obrigada por ter me escolhido primeiro. Eu sou a Primavera.

Esse belo texto foi escrito por Larissa Gab. dona de um imenso talento pela escrita. A conheci através de uma amiga, ano passado a convidei para postar uma historia aqui no blog e apos meses ela veio me surpreender com essa historia encantadora. Em breve a segunda parte.

4 comentários

  1. Ain que fofa a história. Me fez sorrir. Tô ansiosa para a parte dois!

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse texto. Quando você vai publicar o próximo? Beijos!

    Nosso Capricho
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que estiver pronta a segunda parte, ela irá me enviar e irei publicar, ainda não sei ao certo qual será o dia!

      Excluir
  3. Que lindo, muito criativo.
    Vou ler as próximas partes com certeza.
    Parabéns a autora, amei.
    SUETERVERMELHO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir