Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Sofro de complexo de inferioridade ou simplesmente, insegurança

2 de março de 2014


Apos ler um texto extremamente motivador, imediatamente abri o blogger e digitei minha senha para vir escrever este texto. Descreveram-me em poucas palavras e acredito que não seja somente eu a enfrentar/passar por problemas e complicações do tipo.

Sim, por mais que digam que sou bonita e não há motivos, é difícil, quase impossível dizer ao meu subconsciente que pare de uma vez por todas com as comparações. Para essa insegurança, qualquer "oi" do garoto que goste, ou um elogio de alguém que não conheça, é uma grande inspiração para que possamos seguir e nos sentir capazes em ser nós mesmas. Talvez esse seja o problema, não saber quem realmente somos ou esconder nossa real personalidade por medo das opiniões alheias, em forma de timidez e cabisbaixa.

Essas "opiniões", que querendo ou não acabam se transformando em criticas, pioram ainda mais essa insegurança e criam duvidas do que fazer ou ser. Do que devo vestir, o que devo falar para o cara que estou gostando, se devo ou não postar aquela foto no Instagram e etc. Parece fácil dizer: "Simplesmente faça o que goste, use o que lhe agrade, seja você mesma ao falar com aquele garoto, e se você se achou bonita na foto, poste." Em determinadas situações, tanto importa minha própria opinião, o que mais me preocupa é dever agradar as pessoas. Algo completamente absurdo e inaceitável. Mas simplesmente dizer: "mude" não vai mudar nada dentre essa "necessidade".

Simplesmente acreditar em meu potencial não anda funcionando, e ao entrar no banheiro da escola, estar ao lado de outras garotas de turmas diferentes em frente ao espelho, é como se diminuir e se sentir inferior diante a elas, cabelos lisos, pele perfeita, um sorriso mais branco, barriguinha seca e etc. Mas afinal, porque toda essa "obsessão" a aparência externa? Por simplesmente temer a imagem que irá passar para as outras pessoas sobre sua personalidade, pois querendo ou não, nossa imagem sempre refletirá primeiro aos olhos e comentários alheios. Pois com toda essa "neura" estar segura em uma só amizade, é o melhor a fazer, até mesmo "viver em um só mundo" no qual é só seu, seja uma forma de evitar estar tão exposta aos olhares das pessoas. Acredito ser melhor ninguém saber o seu nome, do que te conhecerem de uma forma que não lhe agradaria. Por que um simples comentário de: "Você é mimada/metida" me faz refletir por noites e incomoda. 

Talvez tenha encontrado um "defeito" considerado extremamente ameaçador e o culpe por esta insegurança. As vezes a unica solução é dizer: "Eu sou assim, então me aceitem assim.". Isso muitas vezes já me ajudou a ter mais coragem e a me aceitar, pois estarei me garantindo ter ao meu lado aqueles que realmente me aceitam como sou e que gostam de mim por ser quem sou. Não é vaidade, é auto aceitação.

2 comentários

  1. Lindo e inspirador. Adorei o texto, Ste. Sei bem como é este sentimento que descreveu, porque ele já esteve presente na minha vida com frequência e hoje em dia, de vez em quando.
    É verdade quando você diz que não adianta ninguém dizer "Faça, não ligue para o que os outros vão pensar.", porque querendo ou não, sempre ligamos. Mas quer saber? Se achamos que será melhor esta tal mudança, é bom pensarmos bem na ideia e deixar que as pessoas escolham se gostam ou não de como somos. E se não gostarem, azar é delas.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hellous!
    Acredito que uma boa parte das pessoas (nós mulheres rs) passamos por essa "fase"
    que parece não ter fim. Se preocupar exageradamente por roupas, sapatos, atitudes e no fim
    não estamos fazendo isso por nós mesmas e sim pra ter uma "imagem" para mostrar pros outros.
    Dizer que me desencanei com isso já faz tempo seria uma mentira rsrs mas que eu to a um
    bom tempo tentando negar essa questão da imagem externa seria uma verdade :) e sou mais feliz!
    Bijos&Unicorns
    ~Rani
    confienounicornio.blogspot.com <3

    ResponderExcluir