Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Assisti e amei 1/2

23 de outubro de 2014


Depois de um século e meio, eu resolvi aparecer para falar sobre filmes e séries. Estou super feliz com o reconhecimento de vocês, leitores, responsáveis pelo nosso sucesso. Prometo que, á partir de hoje, escreverei mais posts (no mínimo, dois por semana, já que estou muito desocupado ultimamente e preciso aproveitar o meu tempo para fazer algo construtivo). Percebi que vocês, assim como eu, gostam de novidades relacionadas ao mundo cinematográfico. Os filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Na Estrada, Precisamos Falar Sobre o Kevin, Amores Imaginários e Versos de Um Crime me surpreenderam bastante. Todos eles, individualmente, abordam temas polêmicos e conquistam milhares de pessoas por motivos óbvios: Sexo, adolescência, rebeldia, liberdade, paixonites platônicas (Que, infelizmente, já tivemos em determinadas épocas), insanidade. É bom lembrar que três deles já foram disponibilizados no Netflix. Quem nunca quis viver num sonho, fugir de casa ou reescrever a própria história através de si mesmo? Eles foram produzidos para um público metamorfósico, que muda constantemente e pretende evoluir em determinados aspectos. A irresponsabilidade é vista claramente por nós, telespectadores, mostrando os efeitos colaterais (No caso, as consequências) dela. Observar a vida através de outros olhos, na qual tudo é intensificado e pode ser mudado de uma hora para a outra, acrescentando ou retirando início, meio e fim, sempre me causou fascínio. O lado bom de assistir filmes, sejam eles atuais ou antigos, é construir perspectivas notoriamente diferentes sobre algo.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: Dos cinco filmes citados, nem preciso dizer que sou completamente apaixonado pelo Hoje Eu quero Voltar Sozinho. Além de ser brasileiro, apresentar um assunto mal visto pela sociedade (A Homossexualidade) e ter ganhado diversos prêmios, foi inspirado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho. Guilherme Lobo, Tess Amorim e Fábio Audi, atores responsáveis por interpretar os personagens Leonardo, Giovana e Gabriel, trabalharam brilhantemente. Eles me fizeram rir e chorar respectivamente, apresentando o lado pouco explorado no tema: Inocência, pureza, companheirismo, e, acima de tudo, amor. Eu poderia falar sobre o filme durante horas, mas têm outros na lista.

Na Estrada: É, sem dúvidas, o mais arrebatador. Um filme completamente poético e revigorante. Ao terminar de assistir, fiquei com muitas dúvidas á respeito dele porque a história é complexa. Na Estrada foi baseado no livro On The Road (Que tem o mesmo significado quando traduzido para o nosso idioma), escrito pelo autor Jack Kerouac. Os três personagens principais, Dean Moriarty, Sal Paradise e Marylou, foram interpretados pelos atores Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart, famosa por brilhar no papel de Bella Swan. No geral, o filme é vislumbrante, hilário e tem cenas ótimas. É composto, assim como todos os filmes realmente bons, por cenas cômicas e tristes. Caminha entre o bom humor e a eloquência melancólica. Amei!

Amores Imaginários: Um filme tipicamente francês. Lento e, ao mesmo tempo, agitado. A proposta dele é, obviamente, questionar e implicar com a existência de amores imaginários. Francis e Marie, dois amigos, se apaixonam por Nicolas, transformando o enredo numa trama divertidamente cômica. É difícil falar sobre algo realmente bom. Eu adoraria continuar elogiando cada detalhe, mas a obra do diretor e roteirista canadense Xavier Dolan é específica, sem muitos detalhes e características. Estou sempre ligado na área fotográfica dos filmes, e, pelo mesmo motivo, posso dizer sem pensar duas vezes que existe um balanceamento singular na paleta de cores. Os próprios pôsteres, criados para divulgá-lo, falam por si.  Em outras palavras, o sucesso Amores Imaginários é apaixonante!

Precisamos Falar Sobre o Kevin: O enredo, inspirado no livro, surpreendeu do início ao fim. Ele é fantástico! Ezra Miller, ator que brilhou em filmes famosos como As Vantagens de Ser Invisível e Uma Segunda Chance, interpretou o personagem principal da melhor forma possível. Ele foi sarcástico, rebelde, inconsequente e doentio, acompanhando o ritmo proposto pela história. As cenas, bem produzidas e coerentes, me deixaram abismado. Fiquei louco para ler a obra na qual Precisamos Falar Sobre o Kevin foi baseado porque, felizmente, houve notoriedade construtiva entre os lados fictício e real, criando uma série de questionamentos delimitados. Acredito que ambos andaram juntos através de cenas intensas e diálogos marcantes.

Versos De Um Crime: Existe um questionamento filosófico incrível por trás da trama. Falando nisto, preciso assisti-lo novamente! No início, me senti perdido porque, diferente dos filmes citados, Versos de Um Crime apresenta os personagens Allen Ginsberg e Lucien Carr, dois jovens insanos que gostam de explorar o mundo contracultural. Eles agem insanamente e comentem erros irreversíveis durante o filme, causando uma avalanche de problemas com os quais precisam conviver num futuro repentino. Daniel Radcliffe, famoso por protagonizar a saga Harry Potter, o bruxo mais famoso do mundo fictício, atuou brilhantemente. Além de ser baseado numa história real e discutir temas relacionados à literatura, tem trilha sonora e roteiros impecáveis. Sem dúvidas, irá te impressionar em todos os aspectos.
É isso, pessoal! Alguém já assistiu alguns desses filmes? O que acharam?

3 comentários

  1. Nunca assisti nenhum desses filmes, fiquei com muita vontade de ver "hoje eu quero voltar sozinho", é bom ver esse tipo de tema ser abordado com mais frequência
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  2. Nao assisti nenhum desses filmes ainda :( me interessei por alguns principalmente o primeiro porque já ouvi sobre ele em vários lugares.

    Please, Mademoiselle

    ResponderExcluir
  3. Precisamos Falar Sobre Kevin & Hoje Não Quero Voltar Sozinho são os meus favoritos. Hoje Não Quero Voltar sozinho é quase um filho pra mim, ainda lembro quando descobri o curta e acompanhei o processo de escolha do ambiente, figurantes, uniforme... chega dar saudade! Os demais filmes vou acabar dando uma olhadinha e vê se vou curtir também!

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir