Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Indicação do livro: A menina que roubava livros.

28 de novembro de 2012


Bom, eu li esse livro faz algum tempo, e me sentiria culpada se não indicasse pra vocês.Simplesmente o melhor livro que eu ja li em toda a minha vida, só o que eu tenho a dizer. Chorei bastante no final, o que completa todo o meu afeto com o livro, adoro livros que choro, que leio várias vezes e se eu não chorar em uma, é um milagre, sinceramente. Um livro que retrata a vida de alemães em época de guerras, e mostra como eles sofriam naquela época, sem quase nenhuma estrutura.
"Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena."

Recomendo com o maior entusiasmo para vocês. Espero que gostem e se emocionem assim como eu. Em breve trarei mais indicações.

Bom, deixe-me apresentar. Sou a nova colaboradora do blog, me chamo Bárbara, e espero contribuir para melhor o blog. Espero que gostem de mim, até outro post.

4 comentários

  1. Eu tentei ler esse livro, mas eu desisti, eu nem curti :/

    http://duunogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio cansativo o começo mesmo, mas a história é realmente maravilhosa!

      Excluir
  2. Como eu adoro esse livro, um dos meus preferidos ::)

    http://siga-borboletas.blogspot.com/

    ResponderExcluir