Esse blog não é mais atualizado desde o dia 27/03/2016. Migramos para outra plataforma, visite o blog novo clicando no banner acima e acompanhe nossas postagens.



Como decidir o layout ideal para seu blog

23 de dezembro de 2014


Volteii com os posts sobre blogs/html! Bom, há um tempo atras fiz um post sobre dicas de como criar um layout, foram dicas básicas de como decidir a escolha do seu layout, mas muito importantes. Minha ideia era fazer um complemento desse post aprofundando mais no assunto. Quero auxiliar tanto aqueles que irão encomendar com algum profissional ou até mesmo aqueles que irão se arriscar a fazer sozinhos.

Briefing: Primeiramente faça um briefing do seu blog, ou seja, escreva toda a mensagem e ideia que quer passar para as pessoas com seu blog. Acrescente tudo aquilo que não pode faltar, tanto uma imagem no topo que diz tudo sobre ele, quanto uma cor essencial.

Deixe-o aconchegante: Há uma grande diferença nos blogs onde tudo é muito miudinho ou muito escondido, cores muito apagadas ou que não combinam, não atraem, de um blog com imagens grandes, uma fonte média que seja gostosa de ler, uma cor destaque que chame atenção para o que você quer atrair atenção, como exemplo, nos comentários, titulo, posts destaque e etc. Então pense em algo que seja gostoso de ler, de fácil entendimento e que dê vontade de ir lá comentar. 

Identidade visual: Dê uma cara unica para seu blog, tanto com sua logo, quanto cores que faça com que as pessoas lembrem facilmente do seu blog. Essa é a importância de um layout personalizado, pois você estará criando sua vitrine/marca, algo que ficará gravado na cabeça de seus visitantes. Criando um padrão para seus posts, um estilo especifico de apresentar os posts de Moda, Look do Dia, DIY ou até mesmo seus videos.

O que quer por em destaque, fotos ou textos? Blogs de comportamento, textos, crônicas ou fotografia, resenha de produtos, look do dia... Ambos precisam dar uma certa evidência as imagens ou textos, ou até mesmo nos dois. Então o tamanho da área dos posts é muito importante, caso queira enfatizar as imagens deixe-o um pouco maior.

Fácil entendimento e trafego: Lembre-se de sempre deixar bem claro a localização do menu, categorias e não deixe passar nada. Deixe sempre um espaço para falar um pouco sobre o autor do blog e coloque em evidência as suas redes sociais. Coloque uma caixa de pesquisa para facilitar a procura do leitor e é sempre bom postagens relacionadas para dar mais divulgação aos seus antigos posts, isso fará com que o leitor fique cada vez mais preso ao seu blog. 

Então é isso :D Espero que essas dicas ajudem vocês que querem mudar o layout ou até mesmo começar um blog. Caso queira encomendar, euzinha aqui faço layouts por encomenda para o Blogspot, então é só entrar em contato.
Beijos!

9 comentários

  1. São ótimas dicas! Dignas de uma verdadeira publicitária. Gostei da ideia de fazer antes um briefing, realmente pode ajudar. A identidade visual é muito importante e na minha opinião não deveria estar em constante mudança, criá-la para a eternidade! kkkkkkk. Gostei! :)

    ACESSO PERMITIDO.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dicas importantíssimas, espero conseguir fazer o que ainda não faço disso em 2015 *uu*

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Eu amei as dicas. Estou a muito tempo tentando aprender como fazer um layout, por enquanto, ainda não investi dinheiro do meu blog, então não posso encomendar layouts ou comprara domínios e coisas do tipo. Mas, agora que baixei o PhotoShop e estou aprendendo a mexer estou começando a tentar fazer eu mesma a "cara" do meu blog. Suas dicas vão ajudar muito. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Steph tudo bem??
    Passando aqui para pedir um email de contato. Gostaria de ver seu orçamento para layouts....

    Bjoos

    ResponderExcluir
  5. Pode acreditar que ajudou muito!

    Mil Beijos Stephanie!
    Teimosa Sim.

    teimosasim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei incrível a ideia, que aliás é tudo interessante! :O
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Eu amei as dicas, ideias inteligentes, realmente vai ajudar. Beijoosss...

    ResponderExcluir
  8. Para mim, um layout legal, é um simples que tenha o necessário, sem muitas cores! Amei seu blog fofa!

    http://senhoritamaribella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das dicas é exatamente como eu penso, eu mesma tentei criar o meu layout, mas não ficou legal. Por isso, estou procurando uma pessoa para colocar as minhas ideias em prática.
    www.portaleconhecer.com.br

    ResponderExcluir